2008/03/05

A Sinistra Ministra

Carta à senhora Diz a senhora que os professores não terão dificuldades em proceder a este processo de avaliação porque "os professores passam a vida a avaliar os seus alunos e por isso percebem muito de avaliação". Pois é senhora! É precisamente por perceberem alguma coisa de avaliação que não compreendem nem aceitam esta forma de avaliar que a senhora e os seus capangas, serpenteando, lhes querem cuspir à cara! Costumo apresentar-me aos meus alunos dizendo que sou injusto a avaliar porque sou humano. Digo-lhes, depois, que estou ali, antes de mais nada, para os acompanhar e ensinar e que a avaliação é apenas uma coisa necessária. Por vezes, perante resultados menos bons, tento identificar as razões do insucesso: são os alunos, os pais, o sistema, a sociedade, a temperatura… eu sei lá!... Mas, muitas vezes, pensando bem, chego à conclusão que a culpa é minha e daí, penso e repenso e vou aprendendo em cada dia a ser Professor. Mas o que a senhora arranjou agora, com este sistema, foi uma forma de apontar que a culpa é sempre minha! Que, se houver insucesso escolar, a culpa só pode ser minha! Que, se os alunos abandonam a escola, a culpa é minha! Que, se os alunos no fim da escolaridade não arranjam emprego, a culpa é minha! Que, se os pais não têm tempo para os seus filhos, a culpa é minha! Que, se o meu colega tem de faltar ou eu adoecer, a culpa é minha! Que, se a escola não tem condições, a culpa é minha! Que, se o ensino está desajustado da realidade, a culpa é minha! Que, se as políticas educativas não resultam, a culpa é minha! Que, se o estado não tem dinheiro e existe défice, a culpa é minha! Que, se os portugueses não procriam, a culpa é minha! Que a culpa é sempre minha! Pois é, de tanto me baterem, começo a acreditar que a culpa é minha! Não valho mais que umas grelhas de registo! Não valho nada! Não passo de um funcionário ao desmando de uns senhores que sabem muito mais que eu! Não passo de um professorzeco!

(Autor desconhecido)

Não sou professor, mas respeito muito todos os professores, nomeadamente todos os que tive... pois sei que se sou a pessoa que sou hoje, grande parte da responsabilidade foi devido a esses mesmos professores... e se queremos uma sociedade melhor, ninguém melhor que os professores para ajudarem a construi-la... mas não é a serem "pisados" que eles podem ter incentivo e paz de espírito para darem esse contributo... Os professores dão muito da sua vida quer pessoal, quer profissional... não merecem isto...

Etiquetas: ,

3 Comentários:

Às 10:33 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

See Here or Here

 
Às 10:42 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

 
Às 10:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

este blogue parece estar a ser alvo de ... Malware por exemplo.
aconselho a que ninguém clique nas hiperligações dos comentários anteriores.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial