2008/02/17


DORBraga anuncia Festa da Alegria 2008

Assinala-se este ano o 30º aniversário da primeira edição da Festa da Alegria.
Comemorar os trinta anos após a primeira edição, não é apenas um mero resgisto cronológico de um acontecimento marcante na nossa região. É comemorar o arrojo de um pequeno grupo, que há época num distrito mais triste e cinzento, ousaram sonhar a Alegria de muitos, e de tantos outros militantes comunistas, mas também homens, mulheres e jovens sem partido que depressa se associaram a este sonho transformando-o em realidade. Impossível diziam uns, empreitada difícil diziam outros, mas que encontrou neste enorme colectivo, o PCP, as forças e a alegria necessárias para que o sonho ganhasse forma, cor, cheiro, sabor, e vida! Assim nasceu a Festa da Alegria.
Trinta anos depois, não podiamos deixar de homenagear esta capacidade de sonhar e de transformar. E que maneira melhor haveria se não levar a cabo a realização este ano da sua 15º edição! Nos dias 19 e 20 de Julho a Alegria está de volta ao Parque de Exposições de Braga.
Por apenas 12.50€, toda a gente (nomeadamente os milhares de portugueses que devido à carestia de vida não poderão este ano usufruir de merecidas férias, mas eventualmente de um fim de semana), poderá visitar o Parque de Exposições de Braga, onde terá acesso a um vasto e variado programa musical, com alguns dos nomes mais prestigiados da musica portuguesa, do rock, do folk, da musica tradicional, etc. Poderá ainda participar em debates sobre alguns dos temas de grande actualidade política e cultural, ver e apreciar um significativo conjunto de exposições, mas não só. À sua disposição na Festa haverá ainda, uma grande feira do livro e do disco. Poderão encontrar nos espaços de outras organizações regionais, que de norte a sul marcam presença nesta 15º edição, o artesanato, a gastronomia, os vinhos e petiscos de cada região.
Comicio é ponto alto!
Ou seja, este ano, a exemplo das anteriores edições, a Festa irá constituir o maior acontecimento Político-Cultural da região, concentrando um largo e diversificado conjunto de iniciativas Político-Culturais.
No plano político, o ponto alto da Festa será, como sempre, o comicío no domingo ao final da tarde, com a participação do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa. Na verdade, não se pode deixar de associar a Festa da Alegria 2008 a uma conjuntura política que, na região, é caracterizada por uma crescente intervenção e afirmação do PCP. Seja pela sua presença destacada na luta social e de massas contra o encerramento e destruíção de serviços públicos e contra a política anti-social e anti-democrática conduzida pelo Governo PS/Sócrates, que atinge brutalmente trabalhadores, reformados, jovens e população em geral. Seja pela sua intervenção nas instituições, designadamente na Assembleia da Républica onde a actividade do deputado Comunista eleito pelo Distrito de Braga, Agostinho Lopes, é considerada insubstítuivel e sem comparação com a dos outros 17 eleitos no distrito.
Com novo alento , rejuvenescida e com forças renovadas, nos dias 19 e 20 de Julho a Festa da Alegria está de volta! Festa popular, profundamente ligada às tradições e costumes minhotos, que tem no convívio alegre e caloroso o seu maior atractivo.
Uma festa para todos!

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial