2007/06/25

Cruzada da Nova Evangelização

Ao mesmo tempo que a Igreja pretende “ser reconhecida apenas pelos aspectos espirituais da sua presença no mundo (…) o Vaticano reforçou as suas ligações às estruturas capitalistas dominantes e transportou para as organizações eclesiásticas o modelo de organização neoliberal”, lançando “nos seus próprios terrenos de acção redes laicas tentaculares, aliando o lucro e a fé e articulando os poderes político, económico e religioso”

Jorge Messias

Artigo Completo

Etiquetas: , ,

Investigadores honestos do 11/Set são perseguidos
por Chris Bollyn, Jornalista investigador


Sou um jornalista independente que tem investigado os acontecimentos do 11/Set desde aquele dia terrível em que as nossas vidas e a realidade política nacional foram drasticamente alterados.


  • Artigo Completo
  • Etiquetas: ,

    2007/06/24

    O Diário da República de 10 de Maio publicou o Decreto-Lei 187/2007, cuja aplicação determinará uma redução importante nas pensões dos trabalhadores que se reformarem no futuro.

    De acordo com aquele decreto, as pensões a atribuir deixarão de ser calculadas de três formas, como era até aqui, e que eram: (a) Com base nos 10 melhores anos dos últimos 15 anos; (b) Com base em toda a carreira contributiva; (c) Com base numa media ponderada das duas pensões anteriores, A chamada fórmula proporcional, sendo considerados como pesos os anos de carreira até ao fim de 2006, e posteriores a 2006. E era atribuído ao trabalhador, como pensão, o valor mais elevado obtido com base nestas 3 formulas de cálculo da pensão. A partir da entrada em vigor do Decreto-Lei 187/2007, portanto incluindo já em 2007, em relação aos trabalhadores que se inscreveram na Segurança Social antes de 31/12/2001, a pensão passará a ser calculada apenas de uma forma que é a media ponderada (formula proporcional). E em relação aos trabalhadores que se inscreveram depois de 31/12/2001, o cálculo da pensão é feito com base em toda a carreira contributiva.

    Mesmo em relação aos trabalhadores que se inscreveram na Segurança Social até 31/12/2001, são consideradas duas situações diferentes: (1) Os que se reformarem até 31/12/2016, neste caso a pensão é calculada com base nos 10 melhores anos dos últimos 15 anos abrange a carreira contributiva até 31/12/2006, sendo a pensão referente aos restantes anos de carreira (posteriores a 2006) calculados com base em toda a carreira contributiva; (2) Os que se reformarem depois de 2016, neste caso a pensão calculada com base nos 10 melhores anos dos últimos 15 anos abrange a carreira contributiva até 31/12/2001, sendo a pensão referente aos restantes anos de carreira (posteriores a 2001) calculados com base em toda a carreira contributiva. A aplicação da formula de cálculo proporcional determinará uma redução media nas pensões de 0,5% em cada ano. E dizemos media, porque relativamente a cada trabalhador a redução varia muito (cada caso é um caso diferente), dependendo tudo dos anos de carreira contributiva e do valor dos salários com base no quais descontou para a Segurança Social. Na simulação feita com base num caso real que consta do estudo a redução varia entre 0% e -47,6%. Tudo depende do número de anos em relação aos quais a pensão é calculada com base em toda a carreira contributiva.

    Para além disso, o Decreto-Lei 187/2007 introduz a aplicação, já a partir de 01/01/2008, do chamado "factor de sustentabilidade", que é um factor de redução da pensão. E como se mostra neste estudo, a introdução deste "factor" determina uma redução na pensão, a adicionar à anterior, que varia entre 0% e -19,6%. Tudo depende do ano em que o trabalhador se reformar. Quanto mais tarde for, maior será a redução.

    O Decreto-Lei 187/2007 vem permitir de novo a flexibilidade da idade de reforma, ou seja, as chamadas reformas antecipadas. Mas agora com uma penalização muito maior. De acordo com o diploma anterior (DL 399/93) a redução da pensão de reforma por cada ano a menos relativamente à idade legal de reforma (65 anos) era de 4,5%, e agora passa para 6%, sofrendo um agravamento de 33%. No entanto, mantém a disposição, que já existia na lei anterior, da redução de um ano na idade legal de reforma (65 anos) por cada grupo de 3 anos completos de descontos para a Segurança Social para além dos 30 anos. Assim, um trabalhador com 40 anos de descontos no ano em que tinha 55 anos pode-se reformar aos 62 anos de idade com a pensão completa sem qualquer penalização.

    Finalmente, interessa referir que o Decreto-Lei 187/2007 aplica-se também ao cálculo das pensões dos trabalhadores que entraram para a Administração Pública depois de 1 de Setembro de 1993, mesmo que estejam inscritos na CGA, que são já mais de 300.000.

    Etiquetas: , ,

    “O que fez a diferença foi a CDU estar ou não no poder da CML”

    O candidato da CDU à Câmara Municipal de Lisboa, Ruben de Carvalho, em entrevista ao SEMANÁRIO, considera ser indispensável uma reorganização e uma reestruturação da autarquia, não esquecendo a regularização da actual situação financeira. Por outro lado, mostra-se contra um eventual encerramento do aeroporto da Portela e tem uma posição muito reservada quanto à implementação de portagens nas principais vias de entrada na capital.


  • Entrevista Completa
  • Etiquetas: , , ,

    2007/06/23

    O Direito à Saúde

    A Saúde é um bem essencial, por isso devia estar acessível a todos, sem haver diferenciação do seu poder de compra.

    Mas infelizmente, cada vez mais acentua-se a diferenciação deste direito, sendo que voltamos à velha “história” quem têm possibilidades paga,
    quem não têm sujeita-se.

    Sujeita-se a esperar meses e meses por uma consulta, anos e anos por uma operação...., mas, a quem interessa isto, a quem interessa que não haja um bom sistema de saúde em Portugal ?

    Será por coincidência que ao longo destes anos a qualidade dos serviços de Saúde prestados pelo Estado têm vindo a diminuir de qualidade e de quantidade, ao mesmo tempo que aumenta o numero de serviços nos privados, não,
    não é coincidência, só assim conseguem incentivar os Portugueses com possibilidades financeiras, mesmo que sejam poucas, a deixarem de frequentar os hospitais e centros de saúde públicos para frequentarem serviços privados, pagos a peso de ouro; sendo que no futuro este peso de ouro ainda será maior, pois não terão outra possibilidade que não seja, pagar ou morrer.

    Mas o governo sabe destes custos, e ainda dá incentivos, pois por causa disso é que têm vindo a acabar com todos os sub sistemas da função pública,
    com desculpas que não cabe na cabeça de ninguém, pelo menos de quem está informado.

    Para os portuguesinhos, de Portugal que defendem estas medidas relembro:
    Quem está mal não é quem usufrui, ou usufruiu destes sistemas, quem está mal é quem para ir ao médico precisa de morrer primeiro, logo quem está mal, é que têm de deixar estar mal, né...

    Etiquetas: , ,

    2007/06/22


    FESTA AVANTE
    Esta Festa é mesmo uma festa, é uma festa para todos....
    Nós os comunistas gostamos de trabalhar para que esta festa se realize, porquê?
    Porque nestes três dias de festa os nossos conhecidos e amigos podem conhecer a familia comunista... podem sentir o que é ser comunista...
    Por este e outros motivos é que durante meses abdicamos de parte do nosso tempo livre, para trabalharmos na Atalaia, assim como, muitos de nós abdicamos de parte das nossas férias, para trabalharmos na Atalaia...
    E será que vale o sacrificio?
    Sim vale, porque esta festa é nossa;
    Sim vale, pois conseguimos realizar uma festa que mais ninguém consegue;
    Sim vale, .....
    Mesmo que esta festa seja ignorada e atacada pela comunicação social, nós não nos importamos.... importamos sim, é se os nossos amigos lá não se sentirem bem.

    Bom trabalho camaradas.




  • Vamos ao trabalho camaradas!, Jornal Avante

  • A NOSSA FESTA, Jornal Avante
  • Etiquetas:

    CDU vence eleições intercalares em Vendas Novas, Évora

    Pois é, agora bom trabalho camaradas.



  • Ver Artigo publicado no Avante
  • Etiquetas: ,

    2007/06/16

    Em Homenagem a RACHEL CORRIE

    No passado dia 15 de Março, decorreram dois anos que uma jovem militante pacifista com 23 anos, perdeu a vida.

    Rachel Corrie era estudante na Universidade Olympia (Washington), ela pertencia ao movimento para a justiça e paz e junto com a sua associação pacifista, organizou manifestações pela ocasião do aniversário do 11 de setembro, em memória das vítimas do desastre e da guerra do Afganistão.

    Em 2005, Rachel decidiu passar à acção indo para Israel, onde ela estava ligada ao grupo palestiniano Movimento Internacional de solidariedade, com esta associação, ela participava em inúmeras acções, afim de bloquear as Bulldozers Israelitas, que tentavam destruir as casas dos kamikazes e de suas famílias nos territórios palestinos.

    A seus amigos, por mail, ela escreveu:

    "eles destruem as casas com as pessoas lá dentro, eles não respeitam nada nem ninguém”

    No dia 15 de Março de 2005, numa acção em Rafah, junto à fronteira de Gaza, Rachel encontrava-se com os seus amigos para se opor às demolições,

    “...ela estava sentada na trajectória da Bulldozers, o condutor viu-a e mesmo assim continuou e passou-lhe por cima”
    declarou Joseph Smith, militante pacifista dos E.U.

    “ela ficou coberta de terra e depois esmagada”
    acrescentou Nicholas Dure, outro militante.

    Os colegas tentaram retira-la o mais rapidamente possível, mas já era tarde de mais, já não havia nada a fazer.

    Rachel Corrie, 23 anos, perdeu a vida a defender as suas ideias de corpo e alma: o direito dos habitantes palestinianos em ter um telhado e uma terra.

    As autoridades israelitas deram uma versão diferente sobre o ocorrido, contradizendo as fotografias e os testemunhos.

    A jovem morreu, assassinada de sangue frio numa barbaridade total por somente se opor de forma pacífica às demolições.

    Rachel e seus amigos denunciaram que dezenas de casas eram arrasadas em cada dia que passava, os poços de água eram poluídos pelos bombardeamentos nos campos de refugiados de Rafah e que os atiradores israelitas atiravam ao menor movimento nesses campos...

    Numerosas acções tiveram lugar em Olympia (Washington) e em todo os EU em homenagem à Rachel.

    Não podemos esquecer esta jovem pacifista e a sua coragem face à injustiça palestiniana.
    Actualmente, criou-se um grande movimento contra as guerras no mundo; Rachel Corrie é certamente um dos símbolos desse movimento, brutalmente morta por causa dessas guerras que nós tentamos parar.

    Em memória aos numerosos mortos do conflito entre israelitas e palestinianos, civis e inocentes. Nós devemos continuar a lutar afim de encontrar uma solução pacifista e duradoura.


    Etiquetas: , ,

    2007/06/10


    Bragaparques e o negócio da permuta dos terrenos de Entrecampos e Parque Mayer.

    O Jornalismo anda cada vez mais triste, existem certos partidos que diariamente são ajudados, pela Comunicação Social, a camuflar as suas atitudes e como não bastando o silêncio, dão-lhes tempo de antena para desvirtuarem a realidade, e desta forma tornando “astutos” em semideuses.

    Quando sabemos - quem se importa em saber a verdade - que só a CDU foi contra este negócio desde o inicio, e todos os “outros”, sem excepção, defenderam este negócio com unhas e dentes, e ainda criticaram a posição da CDU.

    Porque será que a comunicação social quando fala deste negócio não diz toda a verdade, será por incompetência ou por venderem a sua “alma” por ½ dúzia de cêntimos.

    Podemos ver no site da candidatura da CDU Lisboa 2007, vários vídeos que demonstram isso mesmo, entre esses vídeos está um referente à assembleia municipal realizada a 1 de Março de 2005, onde foi aprovado negócio com a empresa Bragaparques, registando as intervenções de todos os partidos.

    Etiquetas: ,

    2007/06/06



    Mais de um milhão e 400 mil na Greve Geral !!!
    http://www.avante.pt
    http://www.dorl.pcp.pt



    CGTP-IN reuniu ontem o seu Conselho Geral e promoveu a divulgação dos números reais da Greve. Mais de um milhão e quatrocentos mil trabalhadores em greve. Uma grande Greve Geral. Continuando a campanha de silenciamento e deturpação da luta dos trabalhadores, a listagem dos níveis de adesão só poderão ser encontrados na imprensa operária.



    Como afirmou o Secretário-Geral do Partido, " Queremos saudar a CGTP-IN e os trabalhadores que convocaram e participaram na Greve Geral. Saudar a decisão corajosa da CGTP-IN, porque quando a convocou tinha a consciência das dificuldades e condicionamentos que resultam de uma relação de forças desfavorável aos trabalhadores, do poder da classe dominante que conta com um Governo que se assume como seu instrumento político, que conta poderosos meios de comunicação social, com um exército de seguidores e figurantes, sempre à mão nestas alturas para dividir. Sabia a CGTP dos efeitos das precariedades, das pressões da repressão sobre os salários, os prémios, as carreiras, sobre o próprio exercício livre do direito à greve no sector dos transportes e na Administração Pública e em muitas empresas do sector privado. Tratava-se de travar uma luta lá onde ela é mais difícil e exigente: na empresa e no local de trabalho."

    "Esta Greve Geral comprova que uma luta nunca é ponto de chegada. É uma ponte de passagem para outras lutas que não tardarão. Lutas que haverão de contar com muitos trabalhadores que participaram na greve geral e com muitos que estiveram com ela e não a puderam fazer."


    A greve geral distrito a distritoDistrito de AveiroCâmara Municipal de Espinho – 70%; Estaleiro: 100%; Piscinas encerradas;Câmara Municipal de Oliveira do Bairro – 100% (atendimento ao público);Câmara Municipal de Águeda – 100% (atendimento ao público); Câmara Municipal de Aveiro – 50% (pessoal administrativo);Câmara Municipal de Ovar – 50%; biblioteca e contabilidade 100%;Câmara Municipal de Albergaria a Velha – 100%;Câmara Municipal de Ílhavo – 90% (pessoal administrativo);Câmara Municipal de Mealhada – 100% (tesouraria) e 50% (pessoal administrativo);Serviços Municipalizados de Aveiro – 85%;Serviços Municipalizados de Ovar – 80%;Escola C+S Oliveira Figueiredo – Fechada;Escola Castro Matoso – Fechada;Escola EB1 Esgueira – Fechada;Escola EB23 João Afonso / Aveiro – Fechada;Escola J. Ferreira Pinto Basto / Ílhavo – Fechada;Escola EB123 / Eixo – Fechada;Escola EB23 / S. João da Madeira – Fechada;Agrupamento de Escolas Sá Couto / Espinho – 45%;Escola Secundária Serafim Leite / S. João da Madeira – 56%;Escola EB2 / Albergaria a Velha – Fechada;Escola EB 23 Dias Simões / Ovar – Fechada;Escola de Mouquim / Albergaria a Velha – Fechada;Move Aveiro (turno das 8h) – Saíram três autocarros;Recheio (turno da manhã) – 50%;Renault Cacia – Produção das caixas de velocidade parada;Câmara Municipal de Ovar – Estaleiro encerrado;Hospital de Ovar (turno da manhã) – 75%;Hospital D. Pedro – Serviços mínimos; enfermagem 40%;Hospital de Oliveira de Azeméis – Enfermagem 45%;Hospital de S. João da Madeira – Enfermagem 65%;Hospital de Espinho – Enfermagem 50%;Hospital de Águeda – Enfermagem 65%;Hospital de Estarreja – Enfermagem 44%;Hospital de Anadia – Enfermagem 81%;Provimi (turno das 22h) – Produção totalmente parada;Reg. Civil e Cartório de Ovar (turno da manhã) – Fechados;ISCAA (serviços académicos) – Encerrados;Reg. Civil / Vale de Cambra – 60%;Registo Civil / Estarreja – 100%;Alfândega de Aveiro – 50%;Amorim Revestimentos / Stª Maria da Feira – Produção parada;Cristian Dietz / Stª Maria da Feira – 100%;Facol (turno das 8h) / Stª Maria da Feira – 100%;Feira Nova / Stª Maria da Feira – 100%;Rodhe (turno da manhã) / Stª Maria da Feira – 96,67%;Corkribas / S. Paio de Oleiros – Encerrada;Estações de Correio – Estarreja 89%; Castelo de Paiva 87,5%; Oliveira do Bairro 61,5%; Stª Maria da Feira 77%; Espinho 54,5%; Lourosa 47%; Anadia 50%;Polipoli / Espinho – 65%.Distrito de BejaJardim Infância Ervidel, Aljustrel - EncerrouSanta Casa da Misericórdia de Aljustrel - 100%.EB1 Semblana, Almodôvar - EncerrouEscola Brito Camacho, Almodôvar, 12:20H - 50%Jardim de Infância Semblana, Almodôvar - EncerrouCâmara Municipal do Alvito - 86,36%, EB1 nº 1 Alvito - EncerrouEB1 nº 2 Alvito - EncerrouJardim Infância do Alvito - EncerrouJardim Infância de Barrancos - EncerrouCâmara Municipal Beja, Higiene e Limpeza - 100%Câmara Municipal de Beja - 95,24% Centro Distrital Postal de Beja – Turno da Manhã, 40%CIV - Centro de Inspecção de Veículos, Beja, Turno da Manhã - 100%Coop. Proletário Alentejo, Beja 60 trabalhadores; Aljustrel 15 trabalhadores, Turno da Manhã - 100%EB 2,3 Santa Maria, Beja - EncerrouEB1 n.º 2 Beja, Beja - EncerrouEscola Diogo Gouveia, Beja - 50%Escola EB 2,3 St.ª Maria, Beja, Refeitório - 100%Ford, Beja - 71,43% - EncerrouHospital Beja,1º Turno - 85,71%Hospital José Joaquim Fernandes, Beja, Refeitório - 100%; 24h00 - 31,25%; 1º Turno - 83,33%; 12:17H - 50%Jardim de Infância n.º 4, Beja - EncerrouJardim Infância Baleizão, Beja - EncerrouJardim Infância N. Sra Neves, Beja - EncerrouJardim Infância n.º 1, Beja - EncerrouJardim Infância S. Matias, Beja - EncerrouManuel Pires Guerreiro, Beja - 80%Multi-Auto, Beja, 91,67% - EncerradaRodoviária Alentejo, Beja, Turno Manhã - 91,30%Sub-Região Saúde Beja, Beja - 56%EB1 Casével, Castro Verde - EncerrouJardim Infância Casével, Castro Verde - EncerrouEB1 Vila Ruiva, Cuba - EncerrouEscola Integrada de Cuba - EncerrouJardim Infância Vila Alva, Cuba - EncerrouHospital Elvas, 1.º Turno - 78%EB1 Figueira de Cavaleiros, Ferreira Alentejo - EncerrouEscola José Gomes Ferreira, Ferreira Alentejo, 99% - Encerrou.Câmara Municipal Mértola - 78,67%Centro de Saúde Mértola, 12:17H - 45%EB 2,3 Mértola - EncerrouEB1 Mértola - EncerrouEB1 S. Pedro Solis, Mértola - EncerrouEB1 Amoreiras Gares, Odemira - EncerrouEB1 Boavista Pinheiros, Odemira - EncerrouEB1 Cortes Pereira, Odemira - EncerrouEB1 Pereiras Gare, Odemira - EncerrouEB1 S. Martinho Amoreiras, Odemira - EncerrouEscola Básica de Colos, Odemira, 12:20H - 85%Jardim de Infância de Brejão, Odemira - EncerrouJardim Infância Relíquias, Odemira - EncerrouEB1, Ourique - EncerrouCâmara Municipal de Serpa - 98,79%Câmara Municipal de Serpa, Higiene e Limpeza - 100%EB 2,3 Vila Nova S Bento, Serpa - EncerrouEB1 Vale Vargo, Serpa - EncerrouEB1 Vila Verde Ficalho, Serpa - EncerrouEscola Básica de Pias, Serpa, 12:21H - 85%Escola Secundária de Serpa - 60%Jardim de Infância Vila Nova S.Bento, Serpa - EncerrouJardim Infância Vale Vargo, Serpa - EncerrouSapju, Beja – 48%Distrito de BragaEscola Secundária / Ciclo de Barcelos – Encerrada;Escola Secundária de Barcelos – Encerrada;Escola EB23 / Nogueira – Encerrada;Escola EB23 /Lamaçães – Encerrada;Escola André Soares – Encerrada;Infantário de Lamaçães – Encerrado;Biblioteca de Fafe – 100%;TOR (turno manhã) Barcelos – 98,29%, produção parada;AGERE (1.º turno) – Recolha do lixo, 78,79%, não saiu nenhum carro para a recolha;AGERE (turno manhã) – Recolha de lixo, 80%, saíram 3 dos 10 carros;AGERE – Águas, 80%; varredura, 60%; operários, 100%;Blaupunkt (turno da manhã) – 70%;Caixa Geral de Depósitos / Braga – Balcão encerrado;CARREFOUR / Braga – 90 % nas caixas. Funcionou com trabalhadores do fim-de-semana;Delphi / Braga (1.º turno) – 80%; Feira Nova / Braga – 50%; FEHST (1.º turno) / Braga – 100%, fechou;Hospital de Braga (1.º turno) – 69,57%;Hospital de S. Marcos – enfermeiros, 70%;Parque do Gerês (turno manhã) – 100%;Thyssen (turno da manhã) / Braga – 100%; TUB (1.º Turno) / Braga – 100% na manutenção;TUB (turno manhã) / Braga – 90%, saíram 5 carros;Câmara Municipal de Celorico de Basto (turno 7h) – 80%, pessoal externo;Quintas & Quintas (turno da manhã) / Esposende – 86,75%, produção parou;Fábrica do Ferro (23h) / Fafe – 63,64%, produção parou;Arriva (turno da manhã) / Guimarães – 90%. Às 7h da manhã saíram 2 carros;Caixa Geral de Depósitos / Guimarães – Balcão encerrado;Câmara Municipal de Guimarães (turno das 7h) – 85%, recolha de lixo; CP - Alfa (turno manhã) / Guimarães – 21,43%; TUG (turno da manhã) / Guimarães –100%. Às 7h da manhã não saiu nenhum carro;Serviço Florestal de Vieira do Minho – 60%;Caixa Geral de Depósitos / VN Famalicão – Balcão encerrado.Vimágua – operários 95%, administrativos 75%;Cons. Registo Civil Guimarães – 100%:Cons. Registo Civil Barcelos – 100%;Jorga Batista Silva – 85%.Distrito de BragançaHospital de Mirandela, enfermeiros, 56% (1.º turno, 50%)Seramota, Mirandela , 100%, encerrouGuarda Florestal, Bragança, 100%Câmara Municipal de Miranda do Douro, sectores de transportes e electricidade, 100%Câmara Municipal de Bragança, obras, secção encerradaDistrito de Castelo BrancoCâmara Municipal de Belmonte, Jardins - 100%CANVESTE, Belmonte, 90% - Produção paradaEscola Quinta da Lageosa, Belmonte, 60% - EncerradaDanone, Castelo Branco, 12h - Produção parada; 1.º Turno, 73,33% - Paragem laboração neste turnoEB23 do Paúl, Castelo Branco - EncerradaEscola EB2/3 de Castelo Branco - EncerradaHospital Amato Lusitano, Castelo Branco, Administrativos - 80%; 1.º turno(3h15) Enfermeiros – 60%; Enfermeiros - 60%Hospital Distrital de Castelo Branco, Turno da noite - 16,6%Museu Tavares Proença Junior, Castelo Branco - Só trabalharam a Directora e um POCADC, recolha de lixo, Covilhã, 1.º turno não saiu nenhum carro - 90%Câmara Municipal da Covilhã, recolha do lixo - Em 5 carros saiu 1 só com o motorista.Centro Hospitalar Cova da Beira, Covilhã, Turno da noite - 67%Escola Campos de Melo, Covilhã, Biblioteca encerrada, restantes serviços - 50%Escola de Silvares, Covilhã - 18,18%Escola do Paul, Covilhã - EncerradaEscola do Tortosendo, Covilhã - 8,16%Escola Pêro da Covilhã, Covilhã - 20,83%Escola Quinta das Palmeiras, Covilhã - 20%Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Covilhã, 1 Pavilhão fechado - 6,38%Hospital da Covilhã, 1.º turno(3h15) - 55,26%; Adesão Total - 65%Hospital Pêro da Covilhã, Covilhã, 1.º Turno Enfermeiros - 55%; Restantes turnos Enfermeiros - 56%; 1.º Turno Total - 66,7%; Pessoal Auxiliar, Manhã - 53%Universidade da Beira Interior, Covilhã - 21,6%Escola Secundária do Fundão - 33,33%Hospital do Fundão, 1.º Turno Enfermeiros - 100%Escola de Penamacor, Penamacor – 7,5%Agrupamento de Escolas de Proença, Proença-a-Nova, Cozinha 7 funcionárias; Total - 13,21%Escola Secundária da Sertã - 15,28%Agrupamento de Escolas de Vila do Rei - 21,43%Escola EB2/3 Vila Velha de Ródão - EncerradaDistrito de CoimbraAmes (1.º turno - 3h15) / Coimbra – 67%; ARNES / Coimbra – 67%; Bloco Celas / Coimbra – 70,59%; Câmara Municipal Coimbra (1.º turno) – Limpeza, 86,67%;Câmara Municipal de Coimbra (1.º turno) – Serviços de Higiene, de 30 carros saíram 4; CHC - Hospital Geral – 75%; CTT (1.º turno) / Centro de distribuição (Taveiro) – 93,33%; CTT (turno da manhã) / Coimbra – 70%; EB23 Inês de Castro / Coimbra – 70% (Professores);EB23 Pedrolha / Coimbra – 82% (Professores); EB23 / Soure – Fechada;Hospital Psiquiátrico Lorvão – 87,50%; Hospital Geral dos Covões (1.º turno) – 75%; Hospital IPO (1.º Turno) / Coimbra – 71,43%; Hospital Lorvão – 87,50%; Hospital Pediátrico Coimbra (1.º turno - 3h15) – 58%;Hosp. Universidade Coimbra (1.º turno) – 79,58%; HUC – Central / Coimbra – 82,24%;IPO / Coimbra – 71,43%; Joalto / Coimbra – 100%, oficinas encerradas;Maternidade Bissaya Barreto / Coimbra – 60%; Maternidade Dan Matos / Coimbra – 72%; Moisés Correia de Oliveira / Montemor-o-Velho – Turno da manhã, 100%; geral, 60%;Serv. Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (turno da manhã) – 44,74%; Transdev (turno manhã) – 85%;Câmara Municipal da Figueira da Foz – Recolha de Lixo, 85,19%; Hospital Figueira da Foz – 76,47%; Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra – 55%.Distrito de ÉvoraCâmara Municipal de Arraiolos (1.º turno) – Recolha Lixo, 100%;Câmara Municipal de Arraiolos – 100%;Câmara Municipal de Borba – 90%;Hospital de Elvas (1.º turno - 3h15) – 78%; Câmara Municipal Évora (1.º turno) – Recolha de lixo, 100%;Escola André Gouveia / Évora – 100%;Escola André Resende / Évora – 100%;Escola Severinfim Faria / Évora – 100%;GESAMB (empresa intermunicipal) (1.º turno) – Recolha de resíduos sólidos, 75%;Hospital de Évora (1.º turno) – 77,78%; Câmara Municipal Montemor-o-Novo (1.º turno) – Recolha Lixo, 100%;Câmara Municipal Mora (1.º turno) – Recolha Lixo, 100%;Câmara Municipal de Vendas Novas – 100%;Câmara Municipal Venda Novas (1.º turno) – Recolha Lixo, 100%;Escola EB23 / Viana do Alentejo – 100%;Câmara Municipal de Vila Viçosa – 80%;Cooperativa de Consumo / Cortiçadas de Lavre – 100%;Cooperativa Agrícola / Cortiçadas de Lavre – 100%;Empresa Cornacho – 100%;Empresa de Construção Civil / Silveiras – 100%;Panificadora Estrela / Montemor-o-Novo –100%;Cooperativa Caminhos do Futuro / Montemor-o-Novo – 100%Expomarmores / Montemor-o-Novo – 75%.Distrito de FaroEVA (turno manhã) / Albufeira – 100%;EVA (turno da manhã) / Aljezur – 100%;Junta de Freguesia de Odeceixe – 100%;Bombeiros do Aeroporto de Faro (04h37) – 100%. Não houve voos;Bombeiros do Aeroporto de Faro – 100%;Direcção Regional Agricultura de Faro (manhã) – 90%;DRAPALG – 81%; Encerrados a 100% estiveram os serviços em Castro Marim, Albufeira e Aljezur;Hospital Distrital de Faro (turno da noite) – 63,6%;Hospital Distrital Faro (turno da manhã) – 61%;Hospital Faro (1.º turno) – 80,33%; UNICER / Faro – 100%;Câmara Municipal de Lagos – Recolha de Lixo, 50% na troca de turno;Câmara Municipal de Lagos – Trabalhadores administrativos, 100%;Hospital de Lagos (1.º turno - 3h15) – 60%; Hospital Lagos (turno da noite) – 50%;Porto Marítimo (1.º turno) – 100%;Barras - Porto Marítimo (1.º turno) / Portimão – 100%, encerrado;Hospital Barlavento (turno noite) / Portimão – 51%;Hospital Portimão (1.ºturno) – 73,33%; Câmara Municipal de Silves (turno da manhã) – Recolha de lixo, 100% no turno das 4h; EVA / Silves – 95%;Finanças de Silves (turno da manhã) – 44,4%;Escola Básica Vila do Bispo – Fechada;Fortaleza de Sagres (turno da manhã) – Encerrada;Câmara Municipal Vila Real St.º António (turno da manhã) – Limpeza urbana, 100%;Escola Sec. Vila Real de St.º António – Encerrada;Mercado de Vila Real Stº António – Fechado;Tribunais – 90% em Vila Real Stº António, 100% em Tavira, 95% em Olhão, 98% no Tribunal Judicial de faro, 100% no Ministério Público de Faro, 45% em Loulé, 95% em Albufeira, 100% no Tribunal de Trabalho de Portimão, 30% no Tribunal Judicial de Portimão, 75% em Lagos, 33% em Monchique e 100% em Silves.Distrito da GuardaAgrupamento de Escola Fornos de Algodres – 60%;Agrupamento de Escolas de Vilar Formoso – 60% no pessoal não docente;Câmara Municipal da Guarda, SMAS – 100%;Centro de Saúde de Vilar Formoso – 80%;Conservatório de Música da Guarda – 100%, encerrado;DURA / Guarda – 70%;Hospital Sousa Martins / Guarda (noite) – 72%; no bloco operatório, 100%; em medicina B, 100%;Parque Arqueológico do Vale do Côa – 100%;Parque Natural Reserva da Malcata – 70%;Escola EB2 do Sabugal –100% do pessoal não docente;Escola Secundária de Seia – 40%;Hospital de Seia / Enfermeiros – 75% (noite); 62,5% (manhã);Hospital de Seia / Administrativos – 40%;Centro de Arte Rupestre Vila Nova de Foz Côa – 100%.Distrito de LeiriaCâmara Municipal Alcobaça, Expediente Geral - 100%; Taxas e Licenças - 100%Hospital Alcobaça, 1.º Turno Enfermeiros - 100%Jardim Inf. Valada de Frades, Alcobaça, Professores - 100%SMAS Alcobaça, Sector Operário, 90% - EncerrouBordalo Pinheiro, Caldas da Rainha - 30% num total de 250 trabalhadoresCentro Hospitalar de Caldas da Rainha, 1.º Turno Enfermeiros - 45,45%Hospital de Caldas da Rainha, 1.º Turno Enfermeiros - 45%EB23 S. Martinho do Porto, Leiria - EncerradaEscola EB1, Martinela, Leiria - 100%Escola EB1 Gândara dos Olivais, Leiria - 75%Escola EB1 Pousos, Leiria - 100%Escola JI Alto dos Crespos, Pousos, Leiria - 100%Escola JI Andrinos, Leiria - 100%Escola JI Pousos, Leiria - 100%EVICAR, Leiria - 80%Hospital de Leiria – 1.º Turno Enfermeiros - 63,4%Jardim Inf. Fanhais, Leiria - 100%Jardim Inf. Rio Novo, Leiria - 100%Jardim Infantil Famalicão, Leiria - 100%Mospiarte, Leiria - 95%Tomé Feiteira, Leiria - 90%Câmara Municipal Marinha Grande, Turno da Manhã, Sector Operário - 71,43%Escola C. Duarte Marinha Grande, Professores - 100%Escola JI Monte Redondo, Marinha Grande, Professores - 50%Escola Secundária da Marinha Grande – 100% (As duas escolas secundárias da Marinha Grande fecharam as portas)Jardim Infantil Nazaré, Professores - 100%Câmara Municipal de Peniche, Obras - 20%Hospital de Peniche, 1.º Turno Enfermeiros - 25%IDAL/ESIP, Peniche - 18,33% (50% dos trabalhadores são precários de empresas de aluguer de mão de obra. Os 55 em greve são todos efectivos, o que dá 33% nos efectivos)Ramirez, Peniche -50% (cerca de 50% dos trabalhadores são precários)Sardinal, Peniche, Turno da Manhã - 20%Hospital de Pombal, 1.º Turno - 17%Escola EB1 Juncal, Porto de Mós - 55,56%Distrito de LisboaAbrigada, Alenquer, turno manhã, 99%, produção paradaBrisa, Carregado, 90%Escola Básica 1,2,3 Carregado, 100%Impormol, Alenquer, 1.º turno, 100%, empresa paradaCâmara Municipal da Amadora, 1.º turno, recolha lixo, 94%Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, recolha de lixo e oficinas, 100%Câmara Municipal da Azambuja, 60% (oficinas, só o piquete a trabalhar; motoristas e cantoneiros, 60%)Escola C+S da Azambuja, refeitório, 100%Câmara Municipal do Bombarral, obras, 94%Brisa, Carcavelos, 2.º turno, 67% Hospital Cascais, 1.º turno, 75% Aeroporto de Lisboa: 60% do total de trabalhadores, 90% dos associados do Sitava/CGTP-IN; bombeiros 100% (só serviços mínimos). Canceladas 34 chegadas e 24 partidas; voos realizados sem condições de segurança Autosil, Lisboa, 1.º turno, 100%Azul Batisttini, Lisboa, 100%Câmara Municipal de Lisboa, recolha de lixo, Olivais, recolha lixo, 1.º turno, ficaram paradas 121 das 135 viaturas; Dep. Higiene Urbana Resíduos Sólidos/DLU, 72%Centro de Saúde de Marvila, turno da noite: auxiliares, 90%; enfermeiros, 100% Centro de Saúde dos Olivais, turno da noite: auxiliares, 90%; enfermeiros, 88% CTT, Cabo Ruivo: turno das 00.30h, 85%; 1.º turno, 70%DIA Minipreço, lojas em Lisboa: Rua Saraiva de Carvalho, 100%; Calvário, 100%; Anjos, 100%; Lapa, 100% Direcção dos Serviços de Identificação Civil, Lisboa, turno da noite, 90% (Arquivo Identificação só entregou BI)EB23 João de Deus, Lisboa, 80% (professores)EDP produção, Lisboa, 1.º turno, 75%EPAL, Olivais, 1.º turno, 100%Escola Secundária Aquilino Ribeiro, fechadaEscola Secundária Gil Vicente, fechadaEscola Secundária Padre António Vieira, fechadaEscola Secundária Passos Manuel, fechadaEscola Secundária Pedro Nunes, fechadaHospital dos Capuchos: enfermeiros, 100% (23h) e 91% (1.º turno, 3.15h) Hospital Curry Cabral: enfermeiros, 1.º turno, 90%; pessoal admin. e auxiliar, turno da noite, 75%Hospital D. Estefânia: enfermeiros, 1.º turno, 89%; pessoal admin. e auxiliar, turno da manhã, 80%Hospital de S. José: enfermeiros, 1.º turno, 90%; pessoal admin. e auxiliar, turno da noite, só serviços mínimos; consultas externas fechadasHospital de Santa Marta, enfermeiros, 1.º turno, 49% IPO, enfermeiros, 50%Hospital Júlio de Matos, enfermeiros, 1.º turno, 85%Hospital Miguel Bombarda; enfermeiros, 1.º turno, 93%; pessoal admin. e auxiliar, turno da noite, 80%Hospital Ortopédico José Almeida, enfermeiros, 100% Hospital Pulido Valente, enfermeiros, 1.º turno, 49% Hospital S. Francisco Xavier: Urgência, 1.º turno, auxiliares de saúde, 75%; enfermeiros, 1.º turno, 82%; auxiliares, turno da noite, 75%Hospital S. José: auxiliares, turno da noite, 100%; médicos, 1.º turno, Cirurgia, 100%, Neurologia, 100% , Medicina, 90%; auxiliares, 1.º turno, Medicina Cirúrgica, 100%; pessoal admin. e auxiliar, turno da manhã, 90%Hospital Santa Maria: enfermeiros, 1.º turno, 44%; auxiliares, turno da noite, 88%INEM, Lisboa, turno da noite, 100%Instituto Superior de Economia e Gestão (AE), Lisboa, 40% Maternidade Alfredo da Costa, enfermeiros, 1.º turno, 84% Metro, Lisboa, 100%Optimus/Novis, call-center Q.ta Lambert, 1.º turno, 99%TMN, call-center Entrecampos, 1.º turno, 100%Tudor, Lisboa, 3.º turno, 90%Cavan, Loures, turno da manhã, 85% (produção parada)EDP, Loures piquete, 1.º turno, 50%Escola Básica 1,2 Unhos, encerradaEB Soeiro Pereira Gomes, Loures, 90%Escola Secundária Gago Coutinho, Loures, 100%Pluricoop, lojas de Santa Iria da Azóia e Zambujal, 100%SMAS Loures, 1.º turno, recolha do lixo, 67%, paragem totalValorsul, Aterro de S. João da Talha, 1.º turno, 100%EB1 Maria Lamas, Odivelas, fechadaEscola de Paiã, Odivelas, 23% (só costumavam fazer greve dois trabalhadores)Juntas de Freguesia de Odivelas: Pontinha, 93%, encerrada; Póvoa de Santo Adrião, 89%, encerrada; Caneças, 100%, encerrada; Odivelas, 88%; Olival Basto, 78%, encerrada; Ramada, 75%, encerradaOdivelgest, piscinas de Odivelas, 78%, encerradaAA Silva, Oeiras, turno da manhã, 20%EB1 Frei Luís de Sousa, Oeiras, fechadaEDP, Figueirinha, Oeiras, 1.º turno, 100%Novembal, Oeiras, turno da manhã, 40%Unibetão, central de Caxias, 100%Cel-Calt, Sintra, turno da manhã, 50%EDP, Sintra piquete, 1.º turno, 100%HPEM, Sintra, recolha lixo: 1.º turno, 80%; turno da manhã, 97% (só saiu um carro de lixo e um de recolha selectiva)Kraft Foods, Sintra, turno da meia-noite, 80%Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, oficinas, 100%Centro Hospitalar de Torres Vedras, enfermeiros, 1.º turno, 37%Inspecção Geral do Trabalho, Torres Vedras, 100%Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, recolha lixo, 1.º turno, 50%Centralcer, Vila F.Xira, 1.º turno, produção e enchimento paradosCimianto, Vila F.Xira, turno da manhã, 80% (produção parada)Covina, Vila F.Xira, 1.º turno, 90%DIA/Minipreço, Qta da Piedade, 100%EDP, Carregado, ATM, 1.º turno, 100% Escolas de VF Xira (pessoal auxiliar e administrativo): EB 2,3 de Martinho Vaz, 20%; EB 2,3 Sousa Martins, 100%; EB 2,3 Forte da Casa, 60%; EB 2,3 Vialonga, 100%; EB1-2 Vialonga, 100%EB1-3 Póvoa de St.ª Iria, 100%; EB1-4 Póvoa de Stª Iria, 100%Pluricoop, lojas Alhandra, Alverca Bom Sucesso, Alverca Unipovo, VF Xira, Sobralinho, todas a 100%Tudor, VF Xira, 1.º turno, 90% (produção parada)Distrito de PortalegreCâmara Municipal de Alter do Chão, Recolha de Lixo - 100%Câmara Municipal de Avis, Recolha de Lixo - 100%Tribunal Judicial de Castelo de Vide - 100%Câmara Municipal do Crato, Recolha de Lixo - 100%Hospital de Elvas, Elvas, Turno Noite, Enfermeiros e pessoal - 75%Tribunal Judicial de Elvas - 70%Câmara Municipal de Gavião, Recolha de Lixo - 100%Câmara Municipal do Marvão, Recolha de Lixo - 100%Tribunal Judicial de Nisa - 100%Delphi, Ponte de Sor, 1.º Turno - 62,50%Tribunal Judicial de Ponte Sor - 70%Hospital de Portalegre, Turno de Dia, Enfermeiros e restante pessoal - 70%Hospital Distrital de Portalegre, Turno da Noite - 84,6%Hospital José Maria Grande, 1.º Turno Função Pública - 84,62%; 1.º Turno Enfermeiros - 75%Hospital Portalegre, 1.º Turno Enfermeiros - 75%Lanifícios, Portalegre, 100% -Produção paradaTapeçarias de Portalegre - 100%Tribunal Judicial de Portalegre - 65%Distrito do PortoHospital Padre Américo, Amarante, turno da manhã, 60%Rodrigo Matias Magalhães, Amarante, 90%Escola Secundária de Gondomar, encerradaAuto-Sueco, Maia, turno da manhã, 98%Câmara Municipal da Maia: Paços do Concelho, 50%; jardineiros, 100%Efacec Electrónica, Maia, 90%Jumbo, Maia, 30%Portcast, Maia, fundição, 1.º turno, 77% (incluídos 50 trabalhadores com vínculos precários), produção parada; 2.º turno, 95% (também incluindo precários)Conservatória do Registo Predial e Comercial, Marco de Canaveses, 100%Câmara Municipal Matosinhosm varrição, 1.º turno, 100%Centros de Saúde de Matosinhos: Lavra, 67%; Leça, 92%; Matosinhos, 13%; Perafita, 75%; St.ª Cruz, 100%; S. Mamede Infesta, 25%; Sr.ª da Hora, 40%Continente, Matosinhos, turno da manhã, 50%Hospital Pedro Hispano, Matosinhos, 1.º turno, 83%Eurest/Nordigal, cantina do Hospital Pedro Hispano, 84%MBO Binder, Matosinhos, turno da manhã, 60%Petrogal, turno da manhã, 13%, portões fechados, empreiteiros não entraramUnicer, 1.º turno, enchimento, 63%, duas linhas paradas e uma a trabalhar com precários; turno da manhã, 83%Unidade Local de Saúde, Matosinhos: 1º turno, 82%; enfermagem, 83%USL, Matosinhos: turno manhã, 69%; turno da noite, 83%Brisa, Ermesinde, Porto, 1.º turno, 30% Caixa Geral de Depósitos, Porto: encerrados balcões de Carvalhos, Grijó, Oliveira do DouroCâmara Municipal do Porto: varredura, 76%; recolha lixo DLU, 1.º turno, 85%1.ª Conservatória do Registo Civil, Porto, 100%Simaria Construção, Porto, 80%Construtora Domingos & Santos, Porto, 75%CP, S. Bento, Porto, 1.º turno, , 100%, estação fechadaEMEF, Guifões, Porto, 95%DGV, Porto, turno manhã, serviço atendimento a condutores, 100%Direcção Regional do Ambiente, Porto, 100%Escolas no Porto: Clara de Resende, encerrada; EB 2,3 Custóias, encerrada; EB 2,3 Jovim, encerrada; EB 2,3 S. Pedro da Cova, encerrada; EB1 Alto Soutelo, encerrada; EB1 Ferreirinha, encerrada; preparatória da Fontinha, encerrada; Ramalho Ortigão, encerrada; secundária de Canelas, encerradaHospital de S. João, Porto: 1.º turno 3.15h, enfermeiros 69%; auxiliares, 15 dos 18 serviços aderiram a 100%; médicos, turno da manhã, 61%; blocos operatórios a funcionar apenas para urgências; consultas externas com recurso a mobilidade forçada; Eurest/Nordigal, Cantina do Hospital de S. João, 81%Hospital de Santo António, enfermeiros, 1.º turno, 44% IPO, enfermeiros 80% (1.º turno) e 70% (turno da manhã)Hospital Padre Américo, enfermeiros 1.º turno, 84%Imorey (Hotel Tuela/Fénix), Porto, 55%ITAU, Porto, 84%José Guedes & Filhos, Porto (construção), 80%Museu Soares dos Reis, turno da manhã, 100%Portuneca, Porto (construção), 100%Rotor/Nissan, Monte dos Burgos, 100%, encerradaSegurança Social, Porto, 100%Serviços de Identificação Civil e Criminal, Porto, 100%Soares da Costa, obras no Grande Porto, 75%Sociedade Constr. Camilo Ferreira, Porto, 75%STCP, turno da manhã, 25% Thyssen, Porto, 67% (100% no piquete nocturno e 100% no turno da manhã)Hospital da Póvoa e Vila do Conde, enfermagem, 1.º turno, 100%; com grande adesão de auxiliares e administrativos, nos horários diurnos, funcionou com dificuldadeConservatória do Registo Civil, Santo Tirso, 100%CTT, Santo Tirso, 64%Preh, Trofa, 1.º turno, 19%CTT, CDP de Valongo, 81%CTT, Vila do Conde, 79%Escolas em Vila do Conde: Carlos Pinto Ferreira, encerrada; D. Pedro IV, encerrada; Frei João, encerrada; Saúl Dias, encerradaFapobol, 1.º turno, 90%, produção parada toda a noite. De manhã: turno normal 50%, turno da 8h, 85%Câmara Municipal de Gaia: Água, 20%; Oficinas, turno da manhã, 95%Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, enfermeiros, 1.º turno 40% Continente, Gaia, turno das 8h, 50% CTT, Central de Tratamento de Correios do Norte, 1.º turno 23h, 63%, perturbações gravesDesco, Gaia, 80%Groz Beckert, Gaia: turno da manhã, 25%; 1.º turno, 63% Modis, Canelas, 20%Socometal (Soares da Costa), Gaia, 91%Distrito de SantarémHospital de Abrantes, 1.º Turno e Turno da Noite, Enfermeiros - 92%Branco & Carvalho, Benavente, Turno da Manhã, 100% - EncerradaEMEF, Entroncamento - 90%Refer, Entroncamento (triagem), 1.º Turno, 83,33% - Impossível formar comboios por falta de trabalhadoresCâmara Municipal Santarém, Turno da Manhã, Higiene e Limpeza - 70%Escola Secundária Mãe Ramires, Santarém - EncerradaModelo, Santarém – 16,18%Postejo Cerâmica, Santarém, Turno da Manhã - 90%SMAS Santarém, Turno da Manhã - 80%João de Deus, Santarém, 500 trabalhadores – 80%Na Robert Bosh, Planaotejo, Ipetex, Fundição Rossio de Abrantes, MDF, EDP, Espátula, Agência de Santarém da CGD, Fiação e Tecidos e Unicer - Forte adesãoDistrito de SetúbalCâmara Municipal de Alcácer do Sal, 82% (recolha do lixo, dois turnos, 100%)Câmara Municipal de Alcochete, 88% (mercado do Samouco encerrado)Juntas de freguesia de Alcochete e Samouco encerradasFundação João Gonçalves, Alcochete, 100% Arsenal do Alfeite, Almada, 87%Câmara Municipal de Almada, 100% EDP, Laranjeiro, 1.º turno, 100% EB1 e JI Monte Caparica , Almada, encerradaEB 2,3 Monte Caparica, encerradaEB 2,3 D. António da Costa, Almada, encerradaEscola Secundária Emídio Navarro, encerradaEsc. Sec. Cacilhas, encerradaEsc. Sec. Fernão Mendes Pinto, encerradaHospital Garcia de Orta: Função Pública, turno das 8 e das 9h, 95%; enfermeiros, turno das 8 e das 9h, 83%; enfermeiros, 1.º turno 83%. Turno da meia-noite, 100% (auxiliares, médicos e enfermeiros); refeitório, 95% Jofecar, Almada, 1.º turno, 100% Pluricoop 43, Almada, 100% Segurança Social, Almada, encerradaSMAS Almada, quase 100% Transportes Sul do Tejo, Almada: turno da manhã, 100%; 9.45h, 90% Transtejo, Porto Brandão, 100% (não saiu nenhum barco)APM (empreiteiro EDP) , Barreiro, 1.º turno, 100% ATM, Barreiro, 1.º turno, 100% Brisa - 1.º turno, Coina, 100% (funcionou com trabalhadores temporários)Brisa Auto-Estradas, 1.º turno, Barreiro, 86% Brisa Assistência, 2.º turno, Barreiro, 100% Brisa Assistência, 2.º turno, Barreiro, 86% Câmara Municipal do Barreiro, 95% (1.º turno recolha do lixo, 100%; 1.º turno portaria, 100%)CTT, Barreiro, turno da manhã, 51% EDP, Barreiro, 1.º turno, 75% EMEF, Barreiro, 98% Transportes Colectivos do Barreiro, 98% Transportes Sul do Tejo, Barreiro, turno da manhã, 100% Fisipe, Barreiro, turno da manhã, 97% Hospital do Barreiro: enfermeiros, 1.º turno, 85%; admin. e aux., 100% Hospital N. Sr.a Rosário, 1.º turno (admin. e aux.), 100% Jofecar, Barreiro, 1.º turno, 100%Pluricoop 35, Barreiro, 87% Câmara Municipal de Grândola, 95% Juntas de freguesia de Grândola, 100% Câmara Municipal da Moita, 99% (1.º turno recolha do lixo, 100%); todos 5 mercados encerrados.Caixa Geral de Depósitos, Moita: balcão J. Almeida e balcão da Moita encerradosMisericórdia de Alhos Vedros, 100% (equipamentos infantis e secretaria fechados)Pluricoop 31, 33 e 34 (lojas na Moita), 100% Câmara Municipal do Montijo, 86% (turno manhã recolha de lixo, 89%)Escola EB D. Pedro, Montijo, 100% (escola encerrada)Hospital do Montijo, enfermeiros, 100% Transtejo, Montijo, turno da manhã, 100% (não saiu barco nenhum)TST, Montijo, turno da manhã, de 25 autocarros saíram 4 Câmara Municipal de Palmela, 94% Autoeuropa, 1.º turno manutenção, 60% Bentler (Parque Autoeuropa), 100% Faurécia (Parque Autoeuropa), 50% Lear, Palmela, turno da manhã, 77% (15.30 h, 60%)Parmalat, Palmela, mais de 60% (1.º turno, 100%)Pluricoop 15, 12 e 11 (lojas em Palmela), 100% Refrige (Coca-Cola), Palmela, 85% SPPM (Parque Autoeuropa), 1.º turno, 100%TST, Palmela, dos 7 autocarros nenhum circulouCâmara Municipal de Santiago do Cacém, 97% (turno da manhã recolha de lixo, 100%) Ambilital, Santiago do Cacém, 75% Hospital do Litoral Alentejano, Santiago Cacém, enfermeiros: 1.º turno, 100%; turno da manhã, 80%Junta de Freguesia de Santiago do Cacém, 100% Câmara Municipal do Seixal: oficinas, 100%; 1.º turno recolha de lixo, 100% Centro de Saúde Fernão Ferro (extensão), manhã, fechadoEscola EB 2 Nuno Álvares, Seixal, fechadaEB 2,3 Pinhal de Frades, manhã, fechadaEscola Sec. José Afonso, manhã, fechadaTranstejo, Seixal, turno da manhã, 100% (não saiu barco nenhum)Câmara Municipal de Sesimbra: sector operário, 100%; 1.º turno recolha do lixo, 100% Câmara Municipal de Setúbal: Paços do Concelho, encerrado; Edifício Sado, encerrado; Praça do Brasil, encerrado; 1.º turno recolha lixo, 87% CP, Setúbal, turno manhã, 100% (só circularam serviços mínimos)EDP produção, Setúbal, 1.º turno, 70% Lisnave e Gestnave, 100% Hospital de Setúbal, enfermeiros, 1.º turno, 71% Juntas de freguesia de Setúbal: Anunciada, 92%; Gâmbia, 100%; S. Lourenço, 93%; S. Simão, 96%; Santa Maria, 88%; Sado, 100%Escolas Sebastião da Gama e D. João II, encerradasPluricoop, Setúbal: lojas 21 e 23, 100%; sede, 77% Portucel, Setúbal, 1.º turno 1.20h, produção paradaPortucel Papel, Setúbal, 1.º turno, 90%, produção paradaPortucel Pasta, Setúbal, 1.º turno, 90% Sisáqua, Setúbal, 100% Thyssen, Setúbal, 1.º turno, 86% TST, Setúbal, turno da manhã: dos 72 serviços interurbanos circularam 13; dos 60 comerciais circularam 15; dos 56 urbanos circularam 10.TST, Varzinha, Setúbal, 77% (de 66 autocarros saíram 14)Câmara Municipal de Sines, 99% (turno da manhã, recolha de lixo, 100%)Euroresinas, Sines, 1.º turno, 100% Junta de Freguesia de Sines, 100%Distrito de Viana do CasteloEstaleiros Navais de Viana do Castelo – 98,5% (100% no turno da manhã). Encerrados; Browning / Viana Castelo – 99%;Caixa Geral de Depósitos / Paredes Coura – Balcão fechado;Tribunal Judicial de Paredes de Coura – 100%; Tribunal Judicial de Ponte Da Barca – 100%; Tribunal Judicial de Vila Nova de Cerveira – 100%; Tribunal Judicial de Valença – 100%; Tribunal de Trabalho Viana do Castelo – 100%; Conservatória do Registo Civil / Vila Nova de Cerveira – 100%;Conservatória do Registo Civil / Viana Castelo – 100%;Câmara Municipal de Viana do Castelo – 85%. Vários serviços encerrados;BRISA-CO de Ponte de Lima – 100% (Brisa chamou 3 trabalhadores da Feira para serviços urgentes);Hospital Viana Castelo (1.º turno) – Enfermeiros, 82%.Distrito de Vila RealAgrupamentos de escolas (pessoal adm. e auxiliar) de Boticas, 100%; Valpaços, 100%; Vila Pouca de Aguiar, 100% Escola Secundária de Valpaços (pessoal adm. e auxiliar), 100% Motometer, Vila Real, 96%Escola Secundária S. Pedro, Vila Real (professores), 42% Câmara Municipal de Peso da Régua, turno da manhã, 75% Câmara Municipal de Valpaços, turno da manhã, 90%, transportes escolares, transportes públicos e armazéns encerrados CTT, Chaves, 50% Resart, Chaves (recolha de lixo), 1.º turno, em greve três dos quatro carros Hospital de Chaves (enfermeiros), 100% (1.º turno, 68%)Hospital de Peso da Régua (enfermeiros), 43%Hospital de Vila Real (enfermeiros), turno das 3h15, 61% (turno da manhã, 50%)Centros de Saúde (enfermeiros, turno da manhã): Boticas, 100%; Valpaços, 100%; Chaves, 100%; Mondim de Basto, 100%; Vila Pouca de Aguiar, 100%; Vila Real, 100% Segurança Social, Peso da Régua, 100%Caixa Geral de Depósitos: Chaves, balcão fechado; Vila Real, 83%; Darque, balcão fechado; Oliveira do Douro, falcão fechado Região Autónoma dos AçoresHospital Angra Heroísmo, 1.º turno, enfermeiros, 81%Hospital Horta, 1.º turno, enfermeiros, 90%Caixa Geral de Depósitos, Lagoa, balcão fechadoHospital Ponta Delgada, enfermeiros, 86% (1.º turno, 98%)Porto Marítimo, 1.º turno, Ponta Delgada, 100%, encerradoTribunais (funcionários judiciais): Ribeira Grande, 100%; Ponta Delgada, 100%; Trabalho de Ponta Delgada, 100%; Velas S. Jorge, 100%; Angra do Heroísmo, 100%; Praia da Vitória, 100%; Adm. e Fiscal de Ponta Delgada, 100%; Família e Menores de Ponta Delgada, 91%; São Roque do Pico, 80%; Nordeste S. Miguel, 67%Câmara Municipal de Ponta Delgada, recolha nocturna do lixo, 100%Região Autónoma da MadeiraEscola Secundária EB1 Areiro, Funchal – 100%Escola EB s/JI Calheta, Funchal – 100%Escola JI de Pinheirinho, Porto Moniz – 100%Escola EB1/JI Seixal, Porto Moniz – 100%Cuidados de Saúde Primários, S. Vicente, Funchal – 33%Santos & Ornelas, Funchal –100%Cuidados de Saúde Primários, Vale Formoso, Funchal – 100%Machico, Caniçal – 100%Hospital dos Marmeleiros, Funchal – 100%Hosp. Central do Funchal, 100% (em diversos serviços);C. Saúde Primários, Porto Moniz (Achadas da Cruz e serviço Ribeira Janela ) – 100%Cuidados de Saúde Primários, Calheta (serviço Paul Mar) – 100%Santana / S. Jorge – 100%Santa Cruz / Camacha – 100%C. Saúde Primários, Câmara de Lobos (serviço Carmo) – 100%C. Saúde Primários, S. Vicente (serviço Boaventura) – 100%Machico / Porta da Cruz – 100%C. Saúde Primários, Madalena Mar, Ponta do Sol – 100%Santana / Faial – 100%C. Saúde Primários, Ponta do Sol – 100%C. Saúde Primários, Centro Saúde S. António – 100%Santana / Arco de S. Jorge – 100%C. Saúde Primários, Calheta (serviço Ponta Pargo) – 100%C. Saúde Primários, S. Vicente (serviço Ponta Delgada) – 100%Santana / S. Roque Faial – 100%Santa Cruz, Centro Saúde – 91%C. Saúde Primários / Centro Saúde Monte – 83%C. Saúde Primários / Saúde Escolar – 75%Santa Cruz / Gaula – 75%C. Saúde Primários / Centro Saúde Nazaré –73%Lar Bela Vista / Funchal –50%Câmara Municipal do Funchal – Recolha de lixo, 90%Serlima (Hotel Miramar), Funchal – 100%Portugal Telecom, Funchal – 11%Cayres, comércio, Funchal – 100%

    Etiquetas:

    2007/06/04

    Empresas privadas concentram quase 80% das estações TV na Venezuela

    Por esta sintética e bem informada resenha da concentração dos meios de comunicação social e audiovisual no poder económico pode constatar-se como, ao contrário do que manipuladora e concentrada comunicação social de referência (internacional e nacional) pretende fazer crer, a não renovação da licença à Rádio Caracas Televisión (RCTV) foi uma medida em defesa do direito do povo venezuelano à informação.

    Stella Callón

  • Etiquetas: ,

    2007/06/02


    Francisco Furtado

    Esta foi a carta que enviei ao público a propósito de algumas notícias aí publicadas relativamente ao encerramento do canal golpista RCTV.

    Caro José Manuel Fernandes, Nuno Pacheco e Manuel Carvalho
    Considero o público o menos mau diário português, de qualquer das formas, durante um certo período optei por não adquirir o Jornal. Isto devido à sua linha editorial, posição ideológica dos comentadores e tom geral das notícias publicadas, completamente alinhados com as políticas governamentais, neo-liberais e pró império.

    Com algum agrado recomecei a consumir o vosso produto uma vez que tomaram, até do ponto vista comercial, a justa decisão de permitir que algumas vozes dissonantes com o status quo se expressassem de uma forma, embora que ainda escassa, pelo menos regular.

    Mas o que me motivou a escrever foi a vossa recente cobertura da decisão do Governo Bolivariano da Venezuela em não renovar a licença do canal de televisão RCTV. Mais precisamente a vossa rubrica “sobe e desce” de hoje, dia 30-05-2007, referente ao Presidente Hugo Chavez, com a setinha para baixo, em que terminam com esta pérola: "O tempo das ditaduras está de volta à América latina".

    1º - A decisão tomada está completamente dentro da legalidade, tendo sido feito um recurso para os tribunais ainda em decisão, o que se passou não foi o encerramento sumário de uma estação de televisão, antes a não renovação da licença de emissão. Como em Portugal e em muitos países o direito de emissão é propriedade pública, podendo ser concedida a sua utilização a privados desde que estes sigam as normas e leis vigentes.

    2º - Tem a RCTV seguido tais normas e leis? É legal, legítimo, a um meio de comunicação: caluniar, injuriar, encenar notícias, falsificar depoimentos, incitar à violência, incitar ao racismo, promover golpes de estado, omitir informação de interesse público??? Para não falar de corrupção… Não serão estes mais que motivos para não renovar a licença? E atenção, o que está em causa não é um delito de opinião, mas sim graves atropelos às leis, democracia e até à deontologia do jornalismo!

    3º - O que aconteceria a uma canal televisivo nos EUA, ou Portugal, se a sua linha editorial fosse de constante, e repito, constante, ataque, calúnia e ofensa ao presidente e governo do país? O que aconteceria se fossem parte activa, não apenas repórteres parciais e com opinião, mas parte activa e integrante de um golpe de estado que fez tábua rasa de todas as instituições democraticamente legitimadas (Congresso, governo, supremo tribunal…)???

    4º - Ataque à democracia, o regresso da ditadura, é o que teria acontecido tivesse o golpe, impulsionado pela RCTV&Cª (em que as peças encenadas que apresentou foram parte integrante da conjura que por três dias interrompeu a democracia na Venezuela), de 11 de Abril de 2002 triunfado! O que disse o Público nesse dia, onde aí sim, a democracia levou um golpe quase fatal??? Eu lembro-me, uma nota incipiente… Longe do grande eloquente “è o retorno da nuvem negra ditatorial-populista que se aproxima”. É revoltante observar a vossa passividade perante actos que são verdadeiros crimes contra o poder democraticamente legitimado e a sanha com que se lançam, sem o mínimo espírito crítico, contra uma decisão legal e legítima de um governo democraticamente eleito e o Presidente da América Latina que nos últimos 8 anos mais vezes foi a votos.Para dizerem o que hoje disseram hoje, à 4 anos a vossa posição teria de ter sido muito mais agressiva, antes pelo contrário, assim sendo acho pura hipocrisia e propaganda ideológica a cobertura que têm feito sobre o sucedido.

    5º - Não é, no entanto, de estranhar este comportamento. No vosso editorial de dia 28-05-2007 “A nossa democracia à luz do teste de Ralf Darhendorf”, definem Democracia como mais do que um regime em que a soberania reside no povo… Aliás essa é para vós a parte menos importante e até descartável. É interessante como segundo o tal teste as democracias teriam de cumprir três regras:

    - Possibilidade de alternância de governos (não de políticas…) sem violência;
    - Sistema de check and balances que limite o poder de quem o detém;
    - Garantia de q o povo tem voz(e que tal poder de decisão??).

    É engraçado que depois fazem uma análise da saúde da democracia portuguesa apartir dos dois primeiros pontos e é dito zero acerca do último. É engraçado, mas também revelador. Democracia é Demo Cratos, poder do Povo, Poder Popular (sim tal como está escrito nos nomes dos ministérios do governo Bolivariano), é um governo do Povo, para o Povo e pelo Povo, como esse perigoso esquerdista, fundador do partido republicano, Abraham Lincon disse. Esse é o centro de massa da ideia de democracia, claro que depois é preciso operacionalizar esse conceito, através da divisão de poderes, assembleias, referendos, parlamentos, etc… mas tudo isso são instrumentos. O fulcro da democracia, o seu sentido estratégico é, de facto, ser o regime onde a soberania reside no povo.

    Mas isso faz-vos muita confusão… e até compreendo… defendendo vós um regime oligárquico baluarte dos interesses das elites - sobretudo, da elite finaceiro-empresarial e seus lacaios intelectuais - vos interesse muito mais discutir a alternância de “Boys” no governo e um sistema de fiscalização dos tais “Boys” eficiente do que o fulcro da questão.

    O facto de em Portugal os governos sistematicamente, ao contrário do Venezuelano, não cumprirem as suas promessas eleitorais e fazerem exactamente o contrário muitas vezes. O facto de tomarem medidas para as quais não foram mandatados, medidas que não apresentaram ao escrutínio dos cidadãos! Isso sim são navalhadas à má fila à democracia!!!

    E é por isso que não podem com Chavez! Porque ele personifica um projecto político, ainda para mais que é governo e detém o controle do aparelho estado, mas que não está ao serviço da elite Oligárquica!!! Porque é um governo do Povo, para o Povo e pelo Povo, essa é que vocês não lhe perdoam!

    Etiquetas: